Táxis de Praga
É um aviso comum em muitos guias turísticos e documentários televisivos que os taxistas de Praga são implacáveis e procuram roubar-lhe em todas as circunstâncias.
Felizmente, o problema de sobrecarga ficou muito melhor desde os anos 90. Foi criada uma equipa especial de polícia de táxis para se concentrar neste problema e restaurar a confiança nos taxistas de Praga. Hoje em dia, os esquemas de táxi em Praga são menos frequentes. Ainda assim, apesar disso, muitos taxistas utilizam outras práticas para inflacionar legalmente as tarifas, por exemplo, utilizando rotas mais longas, cobrando tarifas em euros e não em coroas checas, e tirando partido das suas próprias taxas de câmbio.
O problema é bem conhecido, mesmo entre os locais, e eles não vão pegar táxis públicos do aeroporto ou da estação de trem, pois a confiança nos taxistas de Praga é quase zero. Eles sempre reservariam um transporte confiável de uma empresa de táxi ou usariam uma aplicação para reservar um carro particular.
A maioria dos visitantes não fica em Praga o tempo suficiente para aprender como não ficar sobrecarregado. A maioria deles aprende por erros ou compara preços com outras capitais como Londres ou Paris, onde os preços são muito mais altos, e mesmo não reconhecendo que tinham sido enganados. Felizmente, os Transfers do Aeroporto de Praga estão aqui para ajudar a tornar o seu transporte livre de preocupações, com preços fixos garantidos.
O prefeito de Praga teve a chance de ver por si mesmo se os muitos relatos de taxistas da cidade que se masturbam com os turistas desprevenidos são verdadeiros.
Posando como um visitante italiano de bigode e óculos de sol falsos, Pavel Bem saudou um táxi para uma curta viagem - e foi prontamente cobrado em excesso em cerca de 500%. O Sr. Bem disse que estava chocado com a extensão do problema e prometeu aumentar o controle dos motoristas de táxi. Um jornal pensou na operação disfarçada na capital checa. O jornal diário, Dnes - que tem feito campanha contra a sobrecarga - convenceu o Sr. Bem a pintar o cabelo de preto, a colocá-lo de volta e a colocar um bigode, barbicha e um par de tons caros para o seu disfarce.
Sobrecarga ultrajante
Uma vez vestido de "italiano", o prefeito pegou um táxi para a viagem de 3 km até o Castelo de Praga. Ele se viu em um táxi com um taxímetro armado e foi cobrado o equivalente a 26 euros (£18; $34) por uma viagem que normalmente deveria custar 4,3 euros. "Disfarçado como eu estava, eu estava certamente esperando ser cobrado um preço mais alto, mas não de forma tão escandalosa", disse o Sr. Bem. Os condutores apanhados em excesso de carga enfrentam uma multa ou podem perder a sua carta de condução. "O motorista merece ser severamente punido - estou a colocar o assunto nas mãos dos funcionários da Câmara Municipal." O taxista pode sofrer uma multa de até 33.000 euros (43.000 dólares), acrescentou ele e corre o risco de perder a sua licença se for apanhado a reincidir. Em outro táxi, o Sr. Bem viu a sua tarifa subir 200% quando perguntou se podia pagar em euros, em vez de coroas. Ele disse que mais funcionários da prefeitura seriam encarregados de ir disfarçados para encontrar taxistas que estavam desrespeitando as regras. Os táxis de Praga têm taxímetros regulados, mas alguns motoristas instalaram dispositivos que aceleram os taxímetros para aumentar o preço do bilhete. Uma parlamentar alemã reclamou no ano passado que ela tinha sido sobrecarregada durante uma visita, enquanto a maioria dos habitantes locais usa apenas operadores de minicabines de renome reservados por telefone. As autoridades temem que os notórios táxis da cidade possam atrasar alguns dos milhões de turistas que se reúnem em Praga a cada ano, trazendo uma renda valiosa. Entretanto, o conselho do Sr. Bem para os visitantes é concordar com o preço do bilhete antes de entrar no táxi.
Um correspondente da BBC em Praga conta histórias sobre taxistas desonestos que se tornaram parte do folclore local. Histórias de condutores a ligar os assentos dos passageiros dão aos clientes um choque eléctrico se estes se opuserem ao preço. (fonte BBC)
Leia mais sobre histórias tristes de táxis aqui, ou verifique o posto de recepção no The Telegraph (jornalista checo ameaçado de levantar a tampa dos táxis de Praga "roubando" os turistas)
Sobrecarga de Taxistas para a Viagem a partir do Aeroporto de Praga - Até 5000 CZK
A partir de meados de Janeiro de 2010, a polícia de Praga realizou verificações e inspecções aleatórias aos taxistas no aeroporto. No período até 23 de Fevereiro, a polícia verificou 355 táxis e emitiu multas no total de 66.000 CZK. Além disso, foram comunicados 50 motoristas ao departamento administrativo municipal e correm o risco de perder as suas cartas de condução devido a infracções às regras. A polícia concentrou-se nos taxistas do aeroporto por causa das frequentes queixas dos passageiros sobre as cobranças excessivas. De acordo com a lista de preços oficial, uma viagem de táxi para o centro da cidade de Praga deve custar cerca de 600 CZK, mas alguns motoristas corruptos não foram tímidos em pedir tanto como 5000 CZK.
Extracto da imprensa checa, Fev 2010
Reclamações sobre Motoristas de Taxicab
Outro exemplo de uma situação grave em Praga Ruzyně Aeroporto é de novembro de 2009, quando um taxista "ilegal" enganou os passageiros que eram agentes infiltrados da Prefeitura de Praga. O taxista cobrou 2.140 CZK por uma viagem de 10 km de Praga Ruzyně Aeroporto ao Hotel Diplomat (aproximadamente cinco vezes o preço normal da tarifa). Outra surpresa surgiu quando a polícia quis ver a sua carta de condução. O taxista estava a conduzir sem carta porque não tinha carta, e já tinha sido preso pelo mesmo delito uma vez antes.
Fonte: Jornal Blesk, Novembro de 2009
Local da Feira de Táxis
Mesmo que os problemas relacionados com os serviços de táxi em Praga digam respeito principalmente a estrangeiros, especialmente turistas, os locais também são frequentemente sujeitos a práticas de "sobrecarga". Os editores da revista semanal Týden tinham decidido verificar a estação de táxis marcada como praça de táxis, que, em nome da prefeitura, tem garantido preços justos aos clientes nos últimos dois anos. No entanto, a situação real é diferente, e os "garimpeiros de ouro", sendo perseguidos pela prefeitura por muitos anos sem sucesso, têm freqüentado as estações de táxi marcadas como Taxi Fair Place de qualquer maneira. Os editores confirmaram isto quando saudaram um táxi numa estação de táxis da Taxi Fair Place. Na sua porta, o automóvel apresentava a tarifa de 99 CZK por quilómetro (aplica-se uma tarifa adicional de 99 CZK apenas para o embarque na cabina). Além disso, o taxista não teve problemas em violar a portaria (que regula uma tarifa máxima de 28 CZK por quilômetro). "Eu realmente não me importo", respondeu o taxista.
Fonte: Semanário da Revista Týden, Outubro de 2009